
UM TAL DE GUIMARÃES
E se Guimarães Rosa fosse um personagem inventado por ele mesmo? A partir dessa pergunta, a peça Um Tal Guimarães, que terá apresentações sábados, dias 1, 15 e 22 de novembro, no Espaço Provocações, no Shopping Barra Point (Barra da Tijuca), constrói um universo poético-ficcional em que Guimarães Rosa se vê mergulhado ao lado de algumas de suas criações que buscam se vingar do autor por terem sido criadas tal como foram. Entre elas, o casal Riobaldo e Diadorim, de Grande Sertão Veredas; personagens dos contos de Sagarana, como Lalino Salathiel, Maria Rita, Sete-de- Ouros, o burrinho pedrês ou Augusto Matraga, até as figuras presentes em Primeiras estórias, como Darandina ou Tarantão, Brejeirinha ou Nhihinha.
A partir desse enredo desenvolvido pelo autor Luiz Antonio Ribeiro, o idealizador da peça e único ator em cena, Vitor Peres, revisita também as próprias memórias de sua infância vivida em um sertão mineiro esquecido de Rosa, ao mesmo tempo em que resgata a rica trajetória de um Guimarães Rosa “urbano”, recebedor de prêmios, como a cadeira de Imortal da ABL, resgatadas em relatos biográficos, entrevistas e matérias sobre o autor. “A ideia da peça nasceu há 20 anos. Tinha acabado de me mudar do interior de Minas e perdido meu avô, um senhor simples criado na roça que mal sabia ler, mas gostava de contar as histórias de suas andanças pela zona rural de Minas Gerais. Quando me deparei com a obra de Guimarães Rosa, enxerguei nas falas dos personagens algumas expressões e melodias usadas por meu avô. Me apaixonei por aquele universo que ia além do regionalismo”, conta Vitor.
O objetivo de Um Tal Guimarães é democratizar o acesso à cultura brasileira, despertando a curiosidade das pessoas acerca da vida de um dos escritores mais destacados da literatura mineira e brasileira, que influenciou grandes escritores dos territórios lusófonos, como José Luandino Vieira, em Angola, e Mia Couto, em Moçambique. E para promover uma experiência intimista ao público, detalhes como o cheiro de broa quentinha saindo do forno, preparada pelo próprio ator em cena, e os móveis pertencentes à casa da avó de Vitor foram cuidadosamente pensados pelo ator e pelo diretor, Renan Monteiro.
“A peça traz um olhar afetivo e de resgate às origens mineiras de Guimarães Rosa e do próprio ator. Nosso trabalho de pesquisa foi intenso para levar ao público uma imersão emocionante em tantos personagens, que poderiam ser eu, você ou qualquer outra pessoa que cruzasse o caminho do escritor”, conta Renan.
Dias 01, 15 e 22 de Novembro
Sábados às 20h
Ficha técnica:
Direção geral: Renan Monteiro
Autor: Luiz Antônio Ribeiro
Produtor: Vitor Peres
Gênero: Monólogo
Classificação indicativa: Livre
Duração: 70 minutos

RELATOS DE VIAGEM
Quem curte viajar sabe que perrengues são inevitáveis. Pratos exóticos, lugares inusitados, situações extremas dos mais diversos tipos compõem a dramaturgia ora ensaiada, ora improvisada de RELATOS DE VIAGEM. Van Furlanetti narra de forma cômica o melhor de suas visitas a 47 países e 14 Estados brasileiros em um mix de stand-up comedy e esquetes teatrais. Participações especiais em off de Alexandra Richter, Diogo Bonfim, Dira Paes e Suzy Brasil.
Dia 22 de Novembro
Sábado às 20h30
Ficha técnica:
Texto e Atuação: Van Furlanetti
Direção: Tininha Araújo
Vozes de Alexandra Richter, Diogo Bonfim, Dira Paes e Suzy Brasil
Produção: Phany Cerqueira
Lu Lins Figurino: Hermes Inocêncio
Classificação indicativa: 10 Anos
Duração: 60 minutos

MAIS MAD DO QUE NUNCA – STAND UP COMEDY
Assistido por mais de 10 mil pessoas, com trabalhos na globo, globoplay, multishow e Porta dos Fundos, Matheus MAD ficou mais MAD do que nunca!
Dia 29 de Novembro
Sábado às 21h
Ficha técnica:
Criação, direção e atuação: Matheus MAD
Gênero: Stand Up Comedy
Classificação indicativa: 16 Anos
Duração: 80 minutos

ATÉ QUE A ARTE NOS SEPARE
Ela quer palco. Ele quer controle.
Luisa é uma atriz em busca de sentido num mundo onde a arte virou algoritmo, onde o talento compete com likes e o teatro resiste entre streamings e inteligências artificiais. Ricardo Montenegro, um diretor consagrado e enigmático, vê nela uma fagulha — ou uma ameaça. O teste vira jogo. O jogo vira desejo. O desejo vira guerra.
Entre diálogos cortantes e silêncios que gritam, os dois se enfrentam, se seduzem e se destroem. Uma história de amor e criação onde tudo é combustível: o corpo, a palavra, o ego e a arte. Até que a arte nos separe é um romance breve e incandescente — como um cigarro aceso: arde, consome, ilumina. E quando apaga, deixa marcas. Você ainda acredita na arte? Depois dessa peça, talvez não da mesma forma.
Dia 22 de Novembro
Sábado às 20h
Ficha técnica:
Texto: Aloisio Villar
Direção: Luciana Toutoungi e Aloisio Villar
Elenco: Mayara Nipo e Vinicius de Barros
Design Gráfico: Luciana Toutoungi
Trilha sonora: Aloisio Villar
Assessoria de Imprensa: Jô Damaceno
Produção executiva: Luciana Toutoungi
Realização: SDC Produções.
Classificação indicativa: 14 Anos
Gênero: Drama
Duração: 100 minutos

ALÉM DA VIDA É VIVER
Inspirada nas mensagens da Colônia Triângulo, Rosa e Cruz, uma história de reencontro, a qual ultrapassa os planos, o tempo e o espaço, materializando a transformação que resgata o amor e a vontade de viver!
Com o ator Victor Meirelles, o Chico Xavier do Filme Quando Lembro de Chico da Amazon Prime e a promissora atriz Alice Hemery.
O espetáculo tem dois personagens em cena, Doralice uma jovem, uma das mentoras espirituais da Colônia Triângulo, Rosa e Cruz e Francisco André professor, personagem que tem esse nome em homenagem a Chico Xavier e André Luiz.
A peça teatral traz para a cena uma história de amor que envolve o resgate, a caridade e a evolução de um espírito que tem sua trajetória marcada pelo desencarne súbito e prematuro, deixando seus entes queridos e pessoas que gostam com dor da perda de uma morte repentina e inesperada.
Com a trilha sonora smile, sorrir, vamos de forma reflexiva, emocionante, dramática, poética e espiritual, falar de amor, caridade e da existência, desses dois personagens que se reencontram novamente, agora como pai e filha, com o propósito de sentir e entender enquanto espírito encarnado que existe vida, além da vida.
São 04 encarnações que atravessam esse espetáculo por caminhada evolutiva de provas, expiações para alcançar a regeneração que é viver o que a de melhor enquanto espírito muito além da vida material.
Uma historia de amor ao próximo que transcende encarnações e baila no tranportar do plano material e espiritual.
Dia 23 de Novembro
Domingo às 19h30
Ficha técnica:
Elenco: Alice Hemery e Victor Meirelles
Concepção: Priscila Hemery, Paty Fonte e Victor Meirelles
Texto: Paty Fonte e Victor Meirelles (adaptação das mensagens da Colônia Triângulo, Rosa e Cruz)
Direção: Victor Meirelles
Iluminação: Rafa Domi
Assistente Geral: Alexandre Maia
Figurino: Coletivo Florescer
Cenário: Coletivo Florescer
Arte gráfica: Priscila Hemery
Produção Executiva: Arte Faz Parte Produções Artísticas
Diretor de Produção: Marcos Santos
Classificação etária: 10 anos
Gênero: Drama
Duração: 60 minutos

A DIRETORA É UMA COMÉDIA
Margareth Pinto é uma desequilibrada diretora, que tenta controlar a vida dos professores dentro e fora de sua escola. Adora afirmar que possui muitos anos dedicados a educação, e por isso, merece o respeito e atenção de todos. Após o retorno de suas férias, ela decide reunir o corpo docente para uma grande reunião afirmando que precisa corrigir muitas coisas dentro da unidade escolar.
O espetáculo aborda o cotidiano de uma escola. Desde o comportamento dos alunos, até a prática de ensino dos professores, e tudo com muito bom humor! E claro, alerta também, sobre a valorização dos profissionais da área da educação. Margareth Pinto diverte e emociona quem está na plateia. Mostrando o quão é importante a educação, tanto para os profissionais de ensino, como para as próprias famílias dos discentes.
Depois do sucesso dessa personagem tão querida nas lives realizadas no Instagram durante o isolamento social, Margareth Pinto agora esta nesse trabalho quase solo. Quase; porque conta com a participação de todos vocês.
Dia 21 de Novembro Sexta às 20h
Dia 05 de Dezembro Sexta às 20h
Dia 17 de Janeiro Sábado às 20h
Dia 2 de Fevereiro Domingo às 19h
Ficha Técnica:
Texto / atuação: Diogo Bonfim
Cenografia: Fábio Ricardo / Renato Esteves
Figurino: Fábio Ricardo
Sonoplastia e Iluminação: Kelson Santos
Fotografia: Bruno Luz
Produção: Yago Donato
Direção: Márcio Azevedo
Classificação indicativa: 14 Anos
Gênero: Comédia

A CANÇÃO DOS OPRIMIDOS
Inspirado no clássico Os Miseráveis, o musical retrata as favelas cariocas pela história de Jean, homem negro que tenta reconstruir a vida após ser preso injustamente. Assombrado pelo ex-carcereiro Xavier, ele encontra apoio em uma Mãe de Santo e acompanha a luta de uma juventude em ebulição: liderados por Júlio e Lady Satã, estudantes organizam um protesto contra a violência e o abandono do Estado. Com música pulsante, personagens intensos e crítica social afiada, A Canção dos Oprimidos é um grito por redenção em meio ao caos urbano.
O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Política Nacional Aldir Blanc.
Dia 14 de Novembro
Sexta às 20h
Ficha técnica:
Direção Cênica e Musical: Charles Alves.
Dramaturgia: Charles Alves, Flávia Freitas, Gabriel Engel.
Direção de Produção: Pietra Aranda.
Assistência de Direção: Henrie Araújo.
Preparação vocal: Catiane Saze.
Coreografia: Charles Alves e Pietra Aranda.
Cenografia: Henrie Araújo e Marllon Ferreira.
Figurino: Natália Gomes e Laryssa Stellet.
Iluminação: Francisco Hashiguchi.
Microfonação: Carlos Gabriel.
Apoio Acessibilidade: Alessandra Aranda.
Auxílio de Produção: Rita Arantes e Stefanny Bonfim.
Social Media: Rhayssa Guedes e Pietra Aranda.
Designer: Dan Mello.
Elenco: Agatha Blue, Ana Clara Veriato, Annalu, Bernardo Mastorres, Danilo Neiva, Diogo Luiz, Ester Lima, Estevão Balado, Guilherme Osires, Henrie Araújo, Jutuca, Leísa, Marina Malfacini, Marllon Ferreira, Pedro Azevedo, Pietra Aranda, Pinna, Rhayssa Guedes, Thamy Santana, Valentina Pinheiro.
Apoio: Oficina de Teatro Gabriel Engel e Frango do Russo
Classificação indicativa: 12 Anos
Gênero: Drama

SÁBADOS DE GRAÇA, MAS PAGA!
Show de Humor com Theo Chiaro, Humorista, e um dos grandes nomes da nova geração de Comediantes de Stand up, Rodrigo Becker, Ator, Comediante e Músico, traz histórias hilárias sobre suas experiências de vida, sempre acompanhado de seu inseparável Saxofone, e Chiara Pascotini, Atriz e Comediante, com grande experiência no Teatro, com muitas histórias engraçadas sobre o dia a dia, e a vida da Mulher solteira após os 40.
Ficha técnica:
Elenco: Chiara Pascotini, Theo Chiaro e Rodrigo Becker
Produção: Chiara Pascotini
Design Gráfico: Cipriano Social Mídia
Luz: Bruna Santos
Som: Bruna Santos
Classificação indicativa: 16 Anos
Duração: 60 minutos

UNIÃO INSTÁVEL
O espetáculo União Instável convida o público a refletir, rir e se emocionar com as complexidades das relações amorosas. A trama mergulha nos altos e baixos da vida a dois, explorando os desgastes do cotidiano, os conflitos inevitáveis e, sobretudo, a possibilidade de recomeçar.
Com diálogos afiados, situações divertidas e momentos de profunda sensibilidade, a peça mostra que o amor, mesmo instável, pode ser a força que sustenta encontros e reencontros. Entre humor e emoção, o público se reconhece nas fragilidades e nas tentativas de reconstruir laços, percebendo que cada relação é única, imprevisível e cheia de novas chances.
União Instável é uma comédia romântica contemporânea que traduz, no palco, o que todos vivem fora dele: a busca por equilíbrio entre o coração, a convivência e os recomeços que sempre nos surpreende.
Ficha técnica:
Texto e direção: Rô Sant’Anna
Elenco: Rose Moraes e Felipe Reis
Operação de de som e vídeo: Bruna Santos
Operação de Luz: Fábio Neves
Criação de luz: Fábio Neves
Pesquisa de Figurinos: Criação coletiva
Sonoplastia: Rô Sant’Anna
Cenario e figurinos: Criação coletiva
Fotografia: Daniel Lewinsohn
Assessoria de Comunicação: Rodrigo Silveira
Redes Sociais: Priscila Cipriano
Produção: Katia Porto
Classificação etária: 14 anos
Gênero: Comédia Romântica
Duração: 70 minutos

UM SUICIDA À CAMINHO DA LUZ
Ditada pelo espírito de Baltazar, a carta-texto narra a história de um suicida, cujas ações causam profunda angústia para sua alma e consequências devastadoras para seus entes queridos na Terra.
Como desafio, Eduardo Baptista, médium e diretor, aceita a tarefa de transformar essa carta em uma peça teatral, com a colaboração de Dja de Paula e um elenco selecionado pela sintonia nessa mesma missão: levar luz a essa dor.
Falando sobre o sofrimento, nós — os atores em cena — e você, que está lendo este post e se interessa pelo tema, talvez por já ter vivenciado essa dor por alguém ou por si mesmo, estamos unidos para abordar esse tema juntos.
A nossa peça começa na transição das décadas de 80 e 90, conhecida como a década colorida, também marcada por uma grande crise econômica e o início da era tecnológica — uma época em que as pessoas se reuniam pessoalmente para se divertir e socializar.
“Um Suicida a Caminho da Luz” é uma narrativa de amor, ódio, perdão, fé e redenção. Uma história que convida à reflexão e à emoção.
Segundo a OMS, 700 mil pessoas cometem suicídio por ano — uma morte a cada 40 segundos.
A pergunta é: o que leva uma pessoa a cometer suicídio?
Dia 08 de Novembro
Sábado às 20h
Ficha técnica:
Elenco:
Marcello Thadeu – Marido Roberto
Dja de Paula – Esposa Carla
Bárbara Os – Esposa Carla (Stand In)
Eduardo Baptista – Espíritos obsessor e do bem
Luan Coradini – Médium e amigo Cadu
Natasha Hoffemann – Amiga Rafaela
Beatriz Ferretti – Amiga Rafaela (Stand In)
Carol Motta – Amiga Sabrina
Direção, adaptação e produção: Eduardo Baptista
Assistência de direção: Dja de Paula
Produção: Eduardo Baptista
Tempo de Duração: 1h20
Classificação etária: 12 anos
Gênero: Drama, Espiritismo
Duração: 80 minutos
Lotação: 172 lugares

ALADDIN
Uma Noite na Arábia é uma adaptação do clássico da Disney.
Com canto, dança e atuação ao vivo, nossa intenção é transportar o público para o encanto de Agrabah, com uma experiência vibrante e mágica. A peça mescla músicas icônicas, coreografias envolventes e uma identidade visual que remete ao luxo e à mística da Arábia.
Dia 22 de Novembro
Sábado às 16h
Ficha técnica:
Elenco: Aladdin: Flavio Peruzzo | Jasmine: Júlia Helena | Gênio: Diego Lodolf | Abu: Wagner Mayrink | Tapete: Mariana Oliveira | Sultão: Edmilson Assunção | Jafar: Halan Carlos | Iago: Alexey Pedrosa | Guarda/Vendedor: Christian Vianna.
Direção Geral: Roger Bucley
Direção Espetáculo: Ághata Moreira
Ass. Direção: Vinicios Damasceno
Som: Lennon
Luz: Vinicios Damasceno
Direção de Arte: Vinicios Damasceno
Direção Musical: Vinicios Damasceno
Classificação etária: Livre
Gênero: Infantil
Duração: 80 minutos

MALANDRAGEM
O espetáculo mergulha na trajetória de José Amadeu, mais conhecido como Zé Pelintra, e suas vivências na boemia da Lapa na década de 40. Inspirado no formato do teatro de revista, o espetáculo resgata os espaços a cultura vibrante da época, transportando o público para esse universo. A peça aborda a luta por respeito e tolerância aos signos e códigos dos malandros, oferecendo uma reflexão sobre como os indivíduos são moldados pelo seu tempo e contexto social.
Dia 07 de Novembro
Sexta às 20h30
Ficha técnica:
Produção:
Diretor do espetáculo: Adeildo Duarte
Autor: Moacir Junior
Produtora: Iasmim Caetano
Luz: Carol
Assistente de produção: Tina
Assistente de produção: Thiago
Elenco: Moacir Junior, Raiza Fernanda, Iasmim Caetano, Alexandra Carla, Anderson Amendola, Andrews Minehah, Edna Amendola, Ely Barcelos, Hebert, Larissa, Marcelo Peçanha, Michelle Lima, Natália Rabello, Rosemberg Rodrigues, Thamy Santana, Vitor Miguel, Wilson Robert e Igor Coelho
Classificação etária: 16 Anos
Gênero: Musical
Duração: 90 minutos
| Cookie | Duração | Descrição |
|---|---|---|
| cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
| cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
| cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
| cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
| cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
| viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |